sexta-feira, 26 de setembro de 2008

APAE PARTICIPA DA 8ª FEIRA DE HABILIDADES DO CESEC

O grupo de dança formado pelas alunas da APAE de Raul Soares participou da abertura da 8ª Feira de Habilidades do CESEC, que acontece nos dias 25 e 26 de setembro.
A Feira é um evento que apresenta à comunidade trabalhos realizados pelos alunos nas mais diferentes disciplinas, com apresentações musicais, exposição de artesanato e danças, buscando promover os valores existentes e revelar os artistas anônimos, em seus impulsos estéticos, pretensões e gostos.
A APAE parabeniza a Diretora Lúcia Miranda e toda equipe do CESEC pela beleza do evento e agradece pela parceria, que é fundamental no trabalho da inclusão social de nossos alunos.
A base do chamado paradigma de inclusão está na crença de que a diversidade é parte da natureza humana, a diferença não é um problema, mas uma riqueza. Uma sociedade democrática é uma sociedade para todos. Inclusão é, antes de tudo, uma questão de ética.
E quem ganha com a inclusão? Ganham todos. Ganham as pessoas com deficiência, que têm a oportunidade de usufruir de um recurso de sua comunidade, de vivenciar a riqueza do espaço escolar, de conviver com parceiros que lhes oferecem modelos de ação e aprendizado impensáveis em uma educação segregada.
Ganham também as outras pessoas, que aprendem a conviver com a diversidade, aprendem a respeitar e a conviver com a diferença. Serão, certamente, adultos muito melhores, muito mais flexíveis.
Ganham os educadores, que enriquecem sua formação e sua prática, pelo crescimento que o desafio de educar a todos lhes proporciona.
Ganham as famílias, que passam a ver seu filho como um cidadão que tem direito de partilhar dos recursos de sua comunidade.
Ganha, em última instância, a comunidade como um todo, que se torna um espaço mais democrático, que entende que todos os seus membros são igualmente dignos.

Na sociedade inclusiva não somos todos iguais, mas celebramos nossas diferenças!

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Informática como complemento no processo ensino-aprendizagem

Começou a funcionar nesta segunda feira, 15/09, o Laboratório de Informática da APAE de Raul Soares. 
O laboratório está equipado com 06 computadores, conexão de internet, impressora, disquetes, Cds, Web Cam, Microfones, Scaner e Softwares Educacionais com aulas de duração de 50 minutos.  
O laboratório de informática  veio atender ao desejo de toda família apaena que sabe que a educação é um processo dinâmico que se renova constantemente e que a informática na atual conjuntura em que vivemos vem sendo utilizada como facilitadora para o processo ensino-aprendizagem. 
Este projeto vem de encontro ao atendimento que a instituição dispõe aos portadores de necessidades educacionais especiais, propondo um currículo adequado às condições efetivas do desenvolvimento de cada sujeito, pretendendo oportunizar o acesso aos conhecimentos, habilidades e valores, a fim de que os alunos com de necessidades educacionais especiais adquiram os conhecimentos básicos para o seu processo de construção do conhecimento, podendo assim exercer sua cidadania.
 Sendo assim, a informática será utilizada como apoio, ou seja, um suporte pedagógico com intuito de enriquecer as atividades curriculares e extracurriculares, que são trabalhadas em sala de aula, fazendo do trabalho informatizado, não um fim em si mesmo, mas um meio de estimular e desenvolver as funções intelectuais dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais. 
A inserção do computador no cotidiano escolar é sem dúvida um recurso tecnológico poderoso, que funciona como ferramenta para auxiliar no desenvolvimento cognitivo, social e afetivo, proporcionando aos alunos a possibilidade de se desenvolverem de maneira mais ampla, se tornando assim, mais independentes para que possam exercer sua cidadania.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Seminário de Educação Especial

Professores e Técnicos da APAE Raul Soares participaram neste dia 11/09 do Seminário de Educação Especial que aconteceu na cidade de Jequeri.
O Seminário foi  organizado pela S.R.E. de Ponte Nova e pelo Conselho do Vale do Piranga e veio discutir a missão das APAEs e o movimento de inclusão.
A Educação Especial é um processo educacional que assegura um conjunto de recursos e serviços educacionais especiais, organizados institucionalmente para apoiar, complementar, suplementar e, em alguns casos, substituir os serviços educacionais comuns, de modo a garantir a educação escolar de todos os alunos.(Decreto Federal 3.298/99)
Diante da inclusão, o desafio das escolas comum e especial é o de tornar claro o papel de cada uma, pois uma educação para todos, não nega nenhuma delas.
Se os compromissos educacionais dessas não são sobrepostos, nem substituíveis, cabe a escola especial complementar a escola comum, atuando sobre o saber particular que invariavelmente vai determinar e possibilitar a construção do saber universal
A LUTA DO MOVIMENTO APAEANO como deve ser a de outros movimentos, organizações e setores comprometidos com a defesa de direitos das pessoas com deficiência é PELA ESCOLA DE QUALIDADE e essa escola deve buscar, seja ela comum ou especial, investir em seus processos educativos, mobilizar recursos... 
PELO SUCESSO DE TODOS OS ALUNOS!!

domingo, 7 de setembro de 2008

APAE PARTICIPA DE MOMENTO CÍVICO

A Apae Raul Soares participou do evento de comemoração da Independência do Brasil, promovido pelo Lions Clube de Raul Soares. A programação buscou estimular o civismo e a participação voluntária da sociedade resgatando valores e as antigas comemorações da Semana da Pátria. 
Os valores que podem ser vividos em nível pátria podem englobar-se no que se poderia intitular "o bem comum". E esse "bem comum" requer o trabalho bem feito, com responsabilidade de todos os seus membros, a luta para conseguir uma sociedade justa, a paz e o respeito pela própria terra. 
A programação teve início com um desfile dos estudantes das escolas estaduais, municipais e particulares pela avenida principal da cidade, seguida de um passeio ciclístico e várias apresentações de danças promovidas pelos professores e alunos das escolas.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

VACINAÇÃO CONTRA RUBÉOLA

A APAE de Raul Soares aderiu a Campanha Nacional de Vacinação contra a Rubéola, que teve início no dia 9 de agosto, e vacinou todos os alunos na faixa etária de 12 a 39 anos. 
Alunos do 3º Módulo de Curso de Enfermagem da ASSECRAS, acompanhados do Professor Cristiano Ribeiro  e da Professora Aline compareceram na sede da APAE e fizeram a vacinação dos alunos.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Rubéola tem como objetivo assegurar que sejam vacinados quase 70 milhões de brasileiros, entre homens e mulheres, com idade entre 20 e 39 anos.
A rubéola e a síndrome da rubéola congênita podem implicar diretamente na saúde das crianças nascidas de mães infectadas, levando a seqüelas como cegueira, surdez, retardo mental, má-formação congênita, entre outras. 
A vacinação para homens e mulheres é a única forma de eliminar o risco da ocorrência de casos e surtos pela doença e de suas conseqüências. 
Vamos divulgar essa Campanha e mobilizar toda família apaeana para garantir a cobertura vacinal necessária!

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

TARDE DE LAZER NA SECP

A alegria tomou conta dos alunos da APAE, durante a tarde desta quinta-feira (28), quando uma parceria entre a APAE e SECP - Sociedade Esportiva Clube dos Peladeiros, garantiu uma tarde de muita diversão para cerca de 120 alunos.
A atividade, realizada em comemoração a XVIII Semana do Excepcional, teve muita brincadeira, lazer, entretenimento e diversão acima de tudo.
Contamos também com a presença do 26º Grupo Escoteiro Boachás de Raul Soares que com jogos, canções, brincadeiras, e principalmente com o carinho demonstrado pelos escoteiros aos alunos, pudemos perceber que estávamos unidos por um mesmo ideal, o da fraternidade, do amor e do prazer que um simples gesto de carinho pode nos proporcionar.
O encerramento foi com um delicioso lanche festejado com muita alegria por todos.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Família dos alunos participam de dia de beleza na APAE

Aconteceu nesta quarta-feira, na APAE de Raul Soares o Dia da Beleza. O evento fez parte da programação da XVIII Semana do Excepcional.
O objetivo dessa ação foi proporcionar aos familiares dos alunos um dia de embelezamento, concretizando um projeto que busca a valorização do corpo, melhorando a auto-estima, o resgate do respeito mútuo, a apropriação de conceitos relativos á saúde coletiva e individual, a valorização pessoal, entre outras atitudes que remetem para a melhoria da qualidade de vida.
Uma equipe de profissionais trabalharam voluntariamente oferecendo os serviços de cabeleireiro, manicure, barbeiro, sorteios de brindes e palestras informativas.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

GOL DE SOLIDARIEDADE

A Escolinha de Futebol da Associação Esportiva Raul-Soarense/AER – e o diretor da Escolinha Serginho Tilelé marcaram um golaço. Engana-se quem acha que eles participaram de algum jogo de campeonato ou coisa parecida.
Eles marcaram um golaço no time da Solidariedade.
No dia 23 de agosto eles fizeram a entrega de cestas-básicas de alimentos às entidades Sociedade São Vicente de Paulo, APAE, Apromai, Aprove e algumas famílias carentes de nossa cidade. Esses alimentos foram arrecadados por ocasião do jogo entre as equipes da AER e Cruzeiro de Belo Horizonte, no último dia 10 de agosto.
A solidariedade é, sem sombra de dúvidas, a forma maior de alguém expressar o seu amor. É sentimento nobre.
PARABÉNS! VOCÊS FIZERAM UM GOLAÇO!!!

"A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana." ( Franz Kafka )

sábado, 23 de agosto de 2008

APAE PARTICIPA DO FOLCLORE ITINERANTE

O Brasil possui um dos folclores mais ricos de todo o mundo. São danças, cantigas de roda, comidas típicas, brincadeiras e lendas que fascinam adultos e crianças e são transmitidas há várias gerações. Contudo, na maioria das cidades, as atividades folclóricas têm cada vez menos espaço e, diante dessa realidade, as escolas do nosso município promovem em agosto – O Folclore Itinerante – evento que busca resgatar as manifestações populares.
O projeto tem por objetivo principal resgatar a cultura do folclore dentro das escolas, com atividades em sala de aula, além de uma mostra geral do que foi desenvolvido com apresentações folclóricas feitas por alunos das escolas do município.
Consideramos fundamental o papel de resgatar e difundir as expressões culturais que brotam dos costumes e tradições do povo. Nas atividades folclóricas, estão presentes as características dos povos que contribuíram para a formação de nossa nação, principalmente os africanos, os indígenas e os europeus. Preservar o folclore é preservar a nossa tradição.
Este ano a Escola Estadual “João Felisberto da Costa” em São Sebastião do Óculo foi a anfitriã da festa.
A APAE esteve representada no evento, ontem, pelo grupo de dança formado pelos alunos: Marcelo, Jorge, Thiago, Júlio César, Josélia, Lucilene, Paloma e Andréia apresentando a “Dança do Carimbó”.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

DIA DO ESTUDANTE

A APAE de Raul Soares comemorou a passagem do Dia do Estudante (11 de agosto) em meio a muita animação, alegria e som.
Os alunos participaram de diversas atividades recreativas programadas pela Coordenadora Pedagógica e professores. Contando com o auxílio dos professores para coordenar as equipes, foram realizadas atividades como forma de entretenimento e diversão, tais como dança da cadeira, corrida com obstáculos, com balões, etc.
Foi um momento de descontração e de muita alegria.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

APAE E A SEMANA NACIONAL DO EXCEPCIONAL

Presente há 53 anos no Brasil, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) é uma organização social, com o foco de atuação na prestação de serviços e na defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. Ela faz parte de uma rede constituída por 2.000 APAES, 23 Federações Estaduais e uma Federação Nacional.
Tradicionalmente, a Rede APAE celebra todos os anos de 21 a 28 de agosto, a Semana Nacional do Excepcional. A Semana vem desde a sua instituição em 1964, oportunizando uma grande mobilização nacional em torno das pessoas com deficiência e permitindo uma maior sensibilização e conscientização da população brasileira e dos governos em favor da busca da garantia de direitos da pessoa com deficiência e de sua inserção efetiva nos contextos social, cultural,educacional e político do cenário nacional.
Em 2008, o tema “Defender os direitos humanos é valorizar a diversidade e promover a dignidade” irá nortear as ações da Rede APAE e servir de eixo gerador de reflexões e de debates a serem realizados no decorrer do ano.
Fonte: APAEBRASIL

domingo, 20 de julho de 2008

Dia do Amigo

AMIGO

(Lisa Acosta e Gerson Rissin)

Por toda a luz que você me traz eu venho é lhe agradecer
Por me aceitar sem levar em conta a minha aparência
Por aplaudir meu sucesso e me apoiar se fracasso
Por respeitar as coisas que eu gosto mesmo que você não goste

Por reconhecer o meu direito de escolha
Por escutar com atenção os meus desabafos
Por não colocar seus problemas na frente dos meus
Por não criticar as falhas humanas que carrego

Por ouvir meu silêncio quando não quero falar
Por me procurar quando não dou notícias
Por compreender quando não posso fazer-lhe um favor
Por sentir minha necessidade mesmo que eu não a demonstre

Por se entristecer com a minha tristeza
Por se alegrar com a minha alegria
Por não se ofender quando quero ficar só
Por rir com meu bom humor mesmo que o seu vá mal

Por me perdoar se às vezes o magôo
Por tantas e incontáveis coisas mais...
Não! Não vim para pedir-lhe favor... eu ficaria sem jeito
mas você é tão meu amigo, que esse favor já está feito!

20 de julho - Feliz dia do amigo!

A APAE de Raul Soares abraça com carinho a todos os seus amigos.

terça-feira, 8 de julho de 2008

Oficina Profissionalizante

A APAE de Raul Soares além de oferecer ensino pedagógico diferenciado aos portadores de deficiência oferece também Educação Profissional visando a inclusão do portador de deficiência no mercado de trabalho, enfocando pré-requisitos como autonomia, responsabilidades, qualidade no serviço, pontualidade, assiduidade entre outros.
Este programa tem como objetivo maior, a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade por meio do trabalho.
Os alunos desenvolvem suas habilidades nas oficinas de culinária, bordado, bijuterias, marcenaria, tecelagem entre outras.
Na foto, alunos na Oficina de Culinária, acompanhados pela Professora Josiana.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Prevenindo doenças graves


Triagem Neonatal (Teste do Pezinho)

A realização de um simples exame nos primeiros dias de vida de uma criança pode mudar o seu futuro, e para melhor. Trata-se da triagem neonatal, conhecida popularmente como "Teste do Pezinho". O Teste do Pezinho é um exame rápido realizado a partir da análise laboratorial de algumas gotas de sangue retiradas do calcanhar do bebê. Esta análise possibilita o diagnóstico de doenças que, se não forem tratadas, levarão à deficiência intelectual e a graves prejuízos na qualidade de vida dos afetados.
A coleta deve ser realizada ainda na primeira semana de vida do bebê, preferencialmente quando este ainda está na maternidade e já foi amamentado. O sangue da criança é coletado em papel filtro especial depois de uma pequena punção em seu calcanhar. As amostras de sangue obtidas são secas e posteriormente enviadas ao laboratório para o processamento dos exames.
Uma duvida que surge é: Por que se tira sangue do pé? E a resposta é simples, por ser a região do pé bastante irrigada, ou seja, local onde circula muito sangue. Basta apenas uma picada para retirar o sangue necessário (quatro gotinhas). Além disso, o pé também é uma região bastante carnuda, portanto a picada dói menos.
Lembre-se: Todo bebê merece esse cuidado. Se você se preocupa com o futuro de seu filho, faça o teste do pezinho logo após o seu nascimento.

Teste do Pezinho, um Direito de Todas as Crianças!

sexta-feira, 27 de junho de 2008

ENCONTRO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

O que deve fazer uma escola para se tornar inclusiva? Em quais aspectos ela difere de uma escola regular? Qual o papel de alunos, professores e comunidade na inclusão de crianças com deficiência na escola? Perguntas como estas estiveram em pauta no Encontro de Educação Inclusiva, que foi realizado no dia 26/06, na APAE de Raul Soares.
O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação e contou com a presença de 32 profissionais, entre professores e pedagogos das escolas municipais e profissionais da APAE com o objetivo de promover uma discussão entre educadores sobre a inclusão das crianças com deficiência nas escolas regulares e a necessidade de aproximação e capacitação dos professores que tratam dessas crianças.
Nesse encontro, foram abordados vários temas, dentre eles, “o que é uma escola inclusiva”?”, “ aspectos legais” e “ o que é inclusão?”.
Encerramos o encontro com um saldo muito positivo, pois tivemos a oportunidade de refletir sobre a Educação Inclusiva, já que ela contribui para uma Educação democrática e também para a cidadania e reforçar que nosso trabalho é mostrar para a sociedade que a criança deve ser olhada a partir de suas potencialidades e não de suas limitações.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Educação Física

As aulas de Educação Física da APAE Raul Soares dão enfoque a psicomotricidade, a iniciação desportiva e a habilitação psicomotora, estimulando a interação de todos, favorecendo a construção de valores e atitudes por meio da cooperação e solidariedade.
Um dos principais objetivos da disciplina é de promover a interação, o gosto pelo trabalho solidário e o trabalho cooperativo, realizando atividades em que os alunos possam demonstrar os conhecimentos aprendidos em outras aulas ou em outras situações fora da escola e auxiliar seus colegas com ou sem deficiência, através da prática de jogos, atividades rítmicas, exercícios físicos e práticas esportivas.
É por isso que o trabalho com Educação Física especial é diferenciado, pois as atividades da educação física são adaptadas para cada situação, uma vez que as turmas são mais heterogêneas evidenciando bem a inclusão e a criatividade. Contribuindo substancialmente, na formação geral dos alunos, auxiliando, portanto, no entendimento da importância da cidadania, visando acima de tudo a qualidade de vida, através da prática saudável de exercícios em promoção a saúde.

terça-feira, 24 de junho de 2008

PREVENÇÃO DA DEFICIÊNCIA

A prevenção da deficiência é um assunto que deve interessar a todos os cidadãos, já que uma em cada dez pessoas é portadora de algum tipo de deficiência.
Como diminuir esse índice?
Todos os avanços conquistados nesta área, do ponto de vista médico, psicológico e educacional nos indicam uma eficiente alternativa: a prevenção.
O primeiro passo é conhecer as causas e manifestações das deficiências, para saber como evitá-las.
A deficiência é uma condição na qual a pessoa não consegue realizar algumas atividades consideradas "normais" para o ser humano, em determinada idade e condição sócio-econômico-cultural.
Essa condição é provocada por algum dano ou anormalidade física ou motora, visual, auditiva ou mental.
A deficiência não é uma doença. Mas, pode ser causada por uma doença, assim como: por acidentes, condições sócio - econômicas em crescente deterioração, por fatores orgânicos ou hereditários e por fatores genéticos. De 30 a 40% dos casos podem ser evitados com medidas preventivas.
As práticas preventivas devem ser aplicadas em diferentes momentos:

• Pré - concepcional (antes da gravidez)
• Pré - natal (durante a gestação)
• Perinatal (no momento do parto)
• Pós - natal (após o nascimento).

Fonte: APAE de Parnaíba | www.apaephb.com.br © 2004-2007

Conselho Regional do Vale do Piranga realiza reunião com APAEs da região, na cidade de Viçosa

No último dia 10 de junho, na cidade de Viçosa, o Conselho Regional do Vale do Piranga realizou reunião com as Apaes de sua região, a fim de repassar as informações recebidas no Encontro Estadual de todos os Conselhos, promovido pela Federação Estadual das Apaes de Minas Gerais, na cidade de Belo Horizonte, nos dias 06 e 07 de junho do corrente ano.

ESTIMULAÇÃO PRECOCE (0 A 3 ANOS E 11 MESES)

O Programa de Estimulação Precoce da APAE de Raul Soares atende crianças de 0 a 3 anos e 11 meses com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, síndromes, paralisia cerebral e casos de riscos (prematuridade, baixo peso, anemia, desnutrição, apgar baixo).
Este programa tem como objetivo desenvolver de forma integral os aspectos físicos, psicológicos, sociais e culturais, priorizando o desenvolvimento na primeira infância. São trabalhadas as áreas: cognitiva, motora, linguagem, sócio-emocional e auto cuidado, enfatizando o desenvolvimento e as potencialidades da criança.
Quanto mais cedo uma criança com necessidades especiais for encaminhada a equipes de fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeuta ocupacional, maiores serão as chances de conquistar qualidade de vida.
Crianças especiais precisam de acompanhamento para que desenvolvam habilidades e se sintam integradas à sociedade.

Na foto Gabriel (01 ano e 08 meses) que participa do Programa de Estimulação Precoce da APAE de Raul Soares, com a fisioterapeuta Dra. Cinthia.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Arraiá dos APAExonados

No dia 13 de junho a APAE de Raul Soares realizou a tradicional Festa Junina do “Arraiá dos APAExonados’, que divertiu alunos, pais e amigos da entidade. A festa reuniu não só alunos, professores e funcionários, mas também familiares e a comunidade , proporcionando um momento único de integração.O “Arraiá dos APAExonados “ teve a tradicional quadrilha, muita dança, muita brincadeira, deliciosos salgados e comidas típicas.
Foi preparado um bingo especial, com prendas como:
01 cesta de Padaria - oferecida pelo Supermercado Entre Rios01 cesta de Padaria - oferecida pelo Supermercado Chalé
01 Curso de Legislação – oferecido pela Auto-Escola Unida
01 novilha e 01 bezerro – oferecidos pela Fazenda Fortaleza
01 Edredon de Solteiro – Oferecido pela Sra. Janinha Barbosa
01 secador de cabelo – oferecido pela Eletrônica Sirus
01 Kit de pulseiras – oferecido pela loja SGR
01 bolo confeitado –oferecido pela Sra. Ângela Peixoto
A Direção da APAE agradece a participação e o carinho de todos em nossa Festa Junina.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

VEM AÍ O ARRAIÁ DOS APAExonados!







Vimos convidar você e sua família para participar do

"ARRAIÁ DOS APAExonados".

DIA: 13 DE JUNHO

HORA: 18:00

LOCAL: PRAÇA DA CULTURA

terça-feira, 3 de junho de 2008

APAE RECEBE A ESCOLA ESTADUAL ”DOM HELVÉCIO GOMES DE OLIVEIRA”

Partindo do pressuposto que uma escola de qualidade é um espaço educativo de construção de personalidades humanas autônomas, críticas, uma instituição em que todos os alunos aprendem a ser pessoas, e que o trabalho educativo deve estar voltado para o desenvolvimento integral dos indivíduos mediante a melhoria da compreensão do meio em que vive, a Escola Estadual “Dom Helvécio Gomes de Oliveira”, de Bicuíba, procurando ampliar os horizontes sociais/conhecimento de mundo para além da escola visitou hoje a APAE de Raul Soares.

Acompanhados pela Professora Maria Conceição Aparecida Alves Mayrink e pelo Diretor José Geraldo de Oliveira, 28 alunos do 2º Ano do Ensino Médio puderam observar na prática o que aprenderam em sala de aula.

Entre outras coisas puderam compreender que cada ser humano tem suas potencialidades e o seu tempo de aprendizagem. Perceberam também que a interação entre a pessoa portadora de deficiências especiais e o mundo deve ser compreendida a partir da realidade que ela vive e de seu modo próprio de ver e sentir e, principalmente, aprenderam a valorizar e a respeitar as diferenças.

Quando se fala em Educação, normalmente tem-se uma visão homogeneizada do trabalho das pessoas: todos aprendem de modo igual e no mesmo ritmo perdendo-se a noção do singular, quando a condição humana é plural.

Obrigada, Escola “Dom Helvécio Gomes de Oliveira”!

Obrigada, pela visita!

Talvez seja este o nosso maior desafio: fazer da escola um lugar em que cada um vai para aprender coisas úteis, para enfrentar e viver a vida como um ser livre, criativo e justo. Fazer da escola o local do encontro com o outro, que é sempre e necessariamente diferente.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

COROAÇÃO À NOSSA SENHORA

O Mês de maio, tradicionalmente consagrado a Nossa Senhora, sempre é celebrado com muita solenidade em nossa cidade.

Como é de costume, meninas vestidas de anjo fazem solene coroação, ofertando flores, colocando a palma nas mãos da imagem de Nossa Senhora e por último a coroa, entoando cânticos de louvor a Virgem Maria.

Manifestando a nossa devoção e o nosso amor filial, a Apae celebrou com muita alegria a Coroação da imagem de Nossa Senhora.

A celebração, realizada com todos os alunos, teve a presença e a participação das famílias, professores, diretoria e pessoas da comunidade.

Que a Mãe de Jesus e nossa Mãe Santíssima esteja sempre conosco para nos defender dos perigos, nos conservar na fé e conduzir no amor!

sexta-feira, 9 de maio de 2008

AFINAL DE CONTAS, O QUE É SER MÃE?

A maioria das mulheres torna-se mãe acidentalmente. Outras simplesmente optam por ser mães. Algumas sucumbem à pressão social e se tornam mães. Outras mulheres se tornam mães por um simples costume cultural.

O interessante é que milhares (a estatística diz que mais de 100.000 por ano) dessas mulheres se tornarão mães de crianças deficientes.

Quem faz a escolha? Essas crianças escolhem suas mães? As mães escolhem filhos com algumas deficiências? Ou Deus usa certos critérios para escolher mães para as crianças com necessidades especiais?

São perguntas igualmente curiosas...

Um episódio bíblico conta que o Rei Salomão, diante de duas mulheres que afirmavam que uma mesma criança lhes pertencia, determinou que se dividisse ao meio o menino, usando, para isso, um golpe de espada. Uma delas, então, desistiu da contenda e disse que preferia perder o filho a vê-lo morto.
Salomão, sem dúvida, concluiu que aquela era a verdadeira Mãe.

Uma pergunta que poderia parecer fácil à primeira vista torna-se cada vez mais complicada. Que tipo de mulher é essa que coloca os filhos sempre em primeiro lugar? Que passa nove meses alimentando um “serzinho” que ela nem conhece com o próprio sangue? Que muda a vida, a rotina, os planos para servir à família? É difícil responder.

Só mesmo quem é mãe sabe responder a esta pergunta.

Feliz Dias das Mães!!

Foto: Eduardo e sua mãe Cláudia (aluna da Apae)

quinta-feira, 8 de maio de 2008

SOLIDARIEDADE: A UNIÃO QUE FAZ A DIFERENÇA

A Apae recebeu no dia 28 de março um berço de metal, doado pelo Hospital São Sebastião, na pessoa de seu Provedor o Padre José Miguel.

Após passar por uma reforma, o berço que estava em desuso, agora acolhe Eduardo, filho de uma de nossas alunas.

A solidariedade é, sem sombra de dúvidas, a forma maior de alguém expressar o seu amor e por isso estamos comemorando.

Pois como já dizia o sociólogo Betinho: “Solidariedade, amigos, não se agradece, comemora-se.”

domingo, 4 de maio de 2008

APAE PARTICIPA DO PROCESSO DE ELEIÇÃO PARA O CONSELHO TUTELAR

A Diretoria e Funcionários da Apae participaram neste domingo do processo de eleição para o Conselho Tutelar do Município de Raul Soares. O processo eletivo foi coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Para entender o Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar é um órgão municipal composto por cinco membros, eleitos pela comunidade para acompanharem as crianças e os adolescentes e decidirem sobre qual a melhor medida de proteção para seus tutelados. Sua competência e organização estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (artigos 131 a 140).

Aos Conselhos Tutelares cabe atender as crianças, adolescentes, pais ou responsáveis em situação de ameaça ou violação de direitos, aconselhar e encaminhar para programas e tratamentos, podendo para isso requisitar serviços públicos.

A participação da comunidade no processo eleitoral é importante para que sejam escolhidas as pessoas que vão trabalhar diretamente com menores abandonados, vítimas de agressões ou em trânsito no município que necessitam de atendimento específico.
A proteção à criança e ao adolescente é uma obrigação de todos.

sábado, 3 de maio de 2008

Atividades Comemorativas


Partindo do pressuposto que o trabalho educativo deve estar voltado para o desenvolvimento integral dos indivíduos, mediante a melhoria da compreensão do meio em que vivem e maiores percepção de si mesmo, a APAE de Raul Soares enfatiza as datas comemorativas que estão no calendário escolar e que são cultural e historicamente significativas.

As atividades alusivas a cada data são cuidadosamente planejadas pelos professores com o objetivo de trabalhar seu significado e relevância cultural. São produzidos com os alunos adereços visualmente atrativos e símbolos tradicionais.

Concretizando os trabalhos realizados durante o mês de abril, aconteceu no dia 30/04 uma apresentação cultural na Sede da Apae com apresentações de dança e dramatizações, valorizando sempre a participação dos alunos e a construção do conhecimento.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

APAE RECEBE 0 26º GRUPO ESCOTEIRO BOACHÁS


Em comemoração ao Dia do Escoteiro, dia 23/04, a Apae recebeu o 26º Grupo Escoteiro Boachás para uma confraternização com seus alunos.

O Escotismo é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidária, sem fins lucrativos criado com a proposta de desenvolver o jovem por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseados na Promessa e na Lei Escoteira do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, ajudando a construir um mundo melhor, aonde se valorize a realização individual e a participação construtiva em sociedade.
“O Escotismo é uma escola de cidadania através da destreza e habilidade em assuntos mateiros”

(Robert Baden-Powell)

quinta-feira, 17 de abril de 2008

APAE X DENGUE

Como é de conhecimento de todos, neste último mês vem sendo veiculada pelos meios de comunicação, a ameaça de proliferação da dengue em nosso país, principalmente, na região sudeste.

Sabemos que o combate ao mosquito transmissor da doença, começa dentro de nossos próprios lares, com a conscientização de que todos nós somos peça fundamental na luta contra este mal que tanto nos tem assustado.

Nesse intuito, a APAE de Raul Soares, realizou de uma mobilização social em saúde, em prol do combate à dengue no sentido de reforçar atividades em conjunto de prevenção contra esta doença.

Os professores Ana Bitencourt e Andressa de Nazaré juntamente com os alunos realizaram uma caminhada pelo Bairro Santana, conscientizando a comunidade sobre o perigo da Dengue , coletando o lixo encontrado e armazenando o mesmo em recipientes adequados.

Desta forma, diante desse iminente risco, esperamos que você, juntamente com sua família, abrace esta causa, e contamos com seu apoio para que juntos possamos unir forças em combate a este mal, lembrando que se trata de um DEVER DE TODOS.

Clique na imagem para ampliar.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

16 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DA VOZ

A voz é um dos sons mais importantes do corpo humano. Com a voz nos falamos, choramos, rimos e cantamos.

Está presente em nossos momentos mais decisivos. Ela se modifica constantemente de acordo com a idade, saúde física, condições ambientais, situação e contexto de comunicação.

O QUE É A VOZ?

A voz é um produto do nosso corpo. Ela é o espelho da alma, diz tanto da nossa identidade quanto uma impressão digital. A voz caracteriza nossa individualidade.

COMO A VOZ É PRODUZIDA?

A voz é produzida na laringe. A laringe é um tubo vocal onde ficam as pregas vocais.
Quando inspiramos o ar entra nos pulmões e as pregas vocais se afastam, permitindo a passagem do ar. Quando falamos as pregas vocais se aproximam, o ar sai dos pulmões e passa pela laringe permitindo a vibração das pregas vocais. O som produzido pelas pregas vocais passa por um “alto-falante” natural formado pela laringe, boca e nariz. Essas estruturas são chamadas cavidades de ressonância.

DICAS PARA A SAÚDE VOCAL

  • Evite bebidas geladas.
  • Evite gritar.
  • Evite choque térmico.
  • Evite cigarros, drogas e bebidas alcoólicas.
  • Evite pigarrear. Este hábito promove atrito entre as pregas vocais.
  • Evite roupas apertadas, principalmente na região do pescoço e da cintura.
  • Dê preferência a tecidos mais leves e naturais.
  • Tenha boa alimentação, bom sono e lazer.
  • Boceje, espreguice-se, mexa-se à vontade.
  • Ingerir maças.
  • Mantenha uma boa postura corporal.
  • Evite gritar ou falar por muito tempo.
  • Quando fizer uso prolongado de sua voz faça um repouso vocal.
  • Se você trabalha em ar condicionado tenha sempre ao lado um copo com água em temperatura ambiente.
  • Lembre-se que o ar condicionado retira a umidade do ambiente e consequentemente resseca as pregas vocais.
  • Beba muita água durante o dia.

É BOM SABER QUE...

Rouquidão pode ser sinal de uma grave doença.

Procure um Fonoaudiólogo.

Pastilhas e balas que dão a sensação de frescor na garganta podem piorar o problema no trato vocal.

Além de não melhorar a voz, anestesiam o local dando a impressão de alivio, induzindo o uso inconseqüente do aparelho fonador.

Tatiane Cristina de Freitas

Fonoaudióloga - CRFa 6250

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Mães Artistas!





O Clube da Família acontece toda 4ª feira na Apae. O objetivo do Clube da Família é o de integrar as mães à Escola, tendo uma maior participação na vida escolar de seu filho. Há também troca de idéias, maior convívio entre as mães. Além do objetivo principal que seria o de aprender novas técnicas de artesanato visando assim uma melhoria de vida com o aumento da renda familiar.

Com o material confeccionado pelas mães (telas, tapetes, caminhos de mesa, toalhas) será feito em breve um bazar para a venda dos produtos.

Venha conhecer os lindos trabalhos realizados pelas mães.

sábado, 29 de março de 2008

Conselho Regional das APAEs

A Educação é um processo dinâmico que se renova constantemente. Por isso o Conselho Regional das APAES do Vale do Piranga, no qual a APAE de Raul Soares faz parte, realiza mensalmente um encontro entre as 17 Apaes que pertencem a sua jurisdição visando a aquisição de novas técnicas e ações inovadoras no atendimento da pessoa com deficiência.

No dia 26 de março houve o encontro na cidade de Abre Campo que foi brilhantemente conduzido pela Inspetora da S.R.E. de Ponte Nova a Sra. Maria Elizabeth Moreira Leite Iacomini .
Fazem parte do Conselho Regional do Vale do Piranga as Apaes de:

Abre Campo
Acaiaca
Alvinópolis
Diogo de Vasconcelos Dom Silvério
Jequeri
Piedade de Ponte Nova
Ponte Nova
Porto Firme
Raul Soares
Rio Casca
Santo Antônio do Grama
São Pedro dos Ferros
Sericita
Teixeiras
Urucânia
Viçosa

.

5-PEDAGÓGICO

A Escola Especializada “Anjo da Guarda”, atende hoje a 118 alunos com deficiência intelectual associada ou não a outras deficiências e autistas, a partir de 00 a 50 anos de idade.

Tem por objetivo tornar os alunos aptos a freqüentar escola comum ou progredir na escola especial.

Os alunos são agrupados em classes e freqüentam diariamente a escola. Essas classes são organizadas com um numero de alunos que oscila de 4 a 11 e são dirigidas por professores. Além de receberem o atendimento pedagógico especializado que é oferecido pelas professoras habilitadas para este fim, recebem todo o tratamento clínico necessário à superação ou minimização das dificuldades individuais específicas.

A diretriz pedagógica da escola é organizada pela pedagoga Ana Lúcia de Souza, contando com as seguintes modalidades de ensino:

Educação Infantil: para crianças de 00 a 05 anos e 11 meses

Ensino Fundamental para crianças e jovens de 06 a 14 anos

Educação de Jovens e Adultos para jovens a partir dos 14 anos

Ensino Profissionalizante Básico para jovens a partir dos 14 anos

4-SERVIÇO SOCIAL

O serviço de assistência social da APAE visa assegurar e viabilizar aos alunos e seus familiares, encaminhamento e orientações aos programas e projetos sociais, encaminhamento ao Beneficio de Prestação Continuada BPC, viabilizar palestras, agendamento de consultas em hospitais especializados, coordenar Clube de Mães, acompanhar as famílias e em especial que se encontram em situação vulnerável de vida, proporcionar acesso as demais políticas publicas, visando a dignidade e a inserção das pessoas com deficiência na sociedade, como cidadão de direito.

A assistente social desenvolve semanalmente um trabalho com grupos de pais. Este trabalho visa cooperar com a aceitação da problemática da deficiência através de palestras, vivências, dinâmicas diversas, do apoio mútuo entre as famílias, das trocas de experiências e quebra de isolamento social.

Nestas oficinas, a Psicologia, a Terapia Ocupacional e o Serviço Social atuam de forma conjunta com as famílias, privilegiando as atividades da vida diária, da vida prática e atividades ocupacionais.

A assistente social Rita Sueli de Oliveira Morais responde pelo Serviço Social da Apae de Raul Soares.

sexta-feira, 21 de março de 2008

Mensagem

Páscoa...

É ser capaz de mudar,
É partilhar a vida na esperança,

É lutar para vencer toda sorte de sofrimento.
É ajudar mais gente a ser gente,
É viver em constante libertação,
É crer na vida que vence a morte.
É dizer sim ao amor e à vida,
É investir na fraternidade,
É lutar por um mundo melhor,
É vivenciar a solidariedade.
É renascimento, é recomeço,
É uma nova chance para melhorarmos
as coisas que não gostamos em nós,
Para sermos mais felizes por conhecermos
a nós mesmos mais um pouquinho.
É vermos que hoje...
somos melhores do que fomos ontem.


A APAE de Raul Soares deseja a todos os amigos e amigas uma

Feliz Páscoa, cheia de paz, amor e muita saúde!

segunda-feira, 17 de março de 2008

Alunos da Professora Rosangela participam de Oficina na Cozinha Experimental

A cozinha experimental é um importante espaço/oficina da APAE. É um local reservado a descobertas significativas; através do prazer culinário, o saber mistura-se ao sabor do aprendizado. Os alunos aprendem todas as etapas da produção do alimento. Desde sua identificação e seleção de matéria prima, a higienização e corte, o preparo, o cozimento e, finalmente o cuidado com a qualidade dos pratos preparados.

Em nossa cozinha, o aluno prepara saladas de frutas, bolos, biscoitos, sanduíches, pizzas e sucos para aprender conceitos de químicos, lógico-matemáticos e de proporção.

Todas as atividades na cozinha experimental são realizadas com muita segurança e não oferecem aos alunos o acesso a objetos que podem apresentar perigo.

quinta-feira, 13 de março de 2008

Alunas da APAE participam da Abertura dos Jogos escolares Estudantis de Raul Soares

O grupo de Dança formado pelas alunas Josélia, Bruna, Andréia, Paloma, Graciely, Jaqueline, Lucilene e Raiane participaram da solenidade de abertura dos Jogos Estudantis de Raul Soares.

Esporte é vida e Saúde!

A possibilidade de unir a prática esportiva ao processo de inserção e integração social é um bom indício de que a sociedade está buscando superar as barreiras invisíveis que ela mesma colocou na história do seu desenvolvimento.

Esperamos assim oferecer através do Esporte, oportunidades para que o portador de necessidades especiais conheça a si mesmo, bem como, as suas capacidades e potencialidades, para que este se integre a sociedade e esta lhe dê o devido valor e respeito, para tal, as atividades físicas são consideradas necessidades básicas para a formação global de todos os indivíduos.

sexta-feira, 7 de março de 2008

APAE contrata Terapeuta Ocupacional

A APAE contratou uma TERAPEUTA OCUPACIONAL para fazer parte da Equipe da entidade.
A profissional, Beatriz Galvão, é de Belo Horizonte e já faz um trabalho na APAE de Rio Casca. Ela estará atendendo aos nossos alunos nas 2ªs. 3ªs e 4ªs feiras.O início das atividades está previsto para o dia 10 deste mês, segunda-feira.
Esperamos com essa contratação somar reforços ao nosso papel de educadores e transformadores da realidade da pessoa com deficiencia.

O que é um terapeuta ocupacional?

A Apae de Raul Soares tem uma terapeuta ocupacional em sua equipe, em plena atividade. Para muita gente, o Terapeuta Ocupacional é um profissional desconhecido. O que ele faz? Onde ele atua? Afinal, quais são suas atribuições?


O que faz um terapeuta ocupacional?

O terapeuta ocupacional é um profissional de nível superior, que reúne tecnologias orientadas para a emancipação e autonomia das pessoas. O instrumento terapêutico utilizado pelo terapeuta ocupacional é a atividade. Ele seleciona, analisa e adapta a atividade a cada indivíduo e situação segundo os aspectos motores, psíquicos, sensório-perceptivos, socioculturais, cognitivos e funcionais.

Em que áreas da saúde o T.O. atua?

O T.O. lida com aspectos físicos, mentais e sociais das pessoas em algum tipo de reabilitação. Por isso, temos T. O.s na neurologia, na reumatologia, na ortopedia e traumatologia, na psiquiatria e saúde mental, na geriatria e gerontologia, na área cardiorrespiratória, na pediatria, na deficiência mental, visual e auditiva, na oncologia e muitas outras áreas.


Como é, na prática, o trabalho do Terapeuta Ocupacional?

O T.O. faz tudo o que visa facilitar a vida e melhorar a sua qualidade, pela habilitação ou reabilitação dos pacientes. Para isso utiliza-se de jogos, exercícios, atividades manuais, atividades expressivas como música e teatro e atividades recreativas. Também atua em atividades profissionalizantes preparando para o trabalho. Ele faz adaptações e adequações no ambiente no qual o paciente vive ou trabalha. Há infinitas atividades dependendo da necessidade de cada um, uma vez que os atendimentos são, na sua maioria, individualizados.

Quem precisa de Terapia Ocupacional?

São encaminhados para a Terapia Ocupacional os pacientes com necessidade ou desejo de novos projetos de vida, inabilidades ou dificuldades práticas, limitações físicas, deficiências sensoriais, doenças degenerativas e debilitantes, doenças terminais, dependências químicas, tédio, estresse, angústia, depressão, doenças psicossomáticas, distúrbios afetivos, insatisfação ocupacional, afastamento do trabalho, longo período de internação, insatisfação com a rotina, situações de reclusão, carência, privações e restrições, insatisfação com a função desempenhada, dificuldades no processo de produção, dúvidas vocacionais e angústia pós-aposentadoria, dentre outros.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Palestra sobre Crise Convulsiva

Dia 29 de fevereiro último, foi realizada uma palestra na APAE sobre Crise Convulsiva. A palestra foi ministrada pelo sr. Cristiano Drumond Ribeiro, Enfermeiro-chefe do Hospital São Sebastião de Raul Soares e enfermeiro como funcionário da APAE, com o objetivo de capacitar os funcionários para eventuais situações onde os nossos alunos possam sofrer uma crise convulsiva.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Festival de Pastel

Acontecerá em 28 de setembro de 2008