sábado, 23 de agosto de 2008

APAE PARTICIPA DO FOLCLORE ITINERANTE

O Brasil possui um dos folclores mais ricos de todo o mundo. São danças, cantigas de roda, comidas típicas, brincadeiras e lendas que fascinam adultos e crianças e são transmitidas há várias gerações. Contudo, na maioria das cidades, as atividades folclóricas têm cada vez menos espaço e, diante dessa realidade, as escolas do nosso município promovem em agosto – O Folclore Itinerante – evento que busca resgatar as manifestações populares.
O projeto tem por objetivo principal resgatar a cultura do folclore dentro das escolas, com atividades em sala de aula, além de uma mostra geral do que foi desenvolvido com apresentações folclóricas feitas por alunos das escolas do município.
Consideramos fundamental o papel de resgatar e difundir as expressões culturais que brotam dos costumes e tradições do povo. Nas atividades folclóricas, estão presentes as características dos povos que contribuíram para a formação de nossa nação, principalmente os africanos, os indígenas e os europeus. Preservar o folclore é preservar a nossa tradição.
Este ano a Escola Estadual “João Felisberto da Costa” em São Sebastião do Óculo foi a anfitriã da festa.
A APAE esteve representada no evento, ontem, pelo grupo de dança formado pelos alunos: Marcelo, Jorge, Thiago, Júlio César, Josélia, Lucilene, Paloma e Andréia apresentando a “Dança do Carimbó”.

Nenhum comentário: