sábado, 29 de março de 2008

Conselho Regional das APAEs

A Educação é um processo dinâmico que se renova constantemente. Por isso o Conselho Regional das APAES do Vale do Piranga, no qual a APAE de Raul Soares faz parte, realiza mensalmente um encontro entre as 17 Apaes que pertencem a sua jurisdição visando a aquisição de novas técnicas e ações inovadoras no atendimento da pessoa com deficiência.

No dia 26 de março houve o encontro na cidade de Abre Campo que foi brilhantemente conduzido pela Inspetora da S.R.E. de Ponte Nova a Sra. Maria Elizabeth Moreira Leite Iacomini .
Fazem parte do Conselho Regional do Vale do Piranga as Apaes de:

Abre Campo
Acaiaca
Alvinópolis
Diogo de Vasconcelos Dom Silvério
Jequeri
Piedade de Ponte Nova
Ponte Nova
Porto Firme
Raul Soares
Rio Casca
Santo Antônio do Grama
São Pedro dos Ferros
Sericita
Teixeiras
Urucânia
Viçosa

.

5-PEDAGÓGICO

A Escola Especializada “Anjo da Guarda”, atende hoje a 118 alunos com deficiência intelectual associada ou não a outras deficiências e autistas, a partir de 00 a 50 anos de idade.

Tem por objetivo tornar os alunos aptos a freqüentar escola comum ou progredir na escola especial.

Os alunos são agrupados em classes e freqüentam diariamente a escola. Essas classes são organizadas com um numero de alunos que oscila de 4 a 11 e são dirigidas por professores. Além de receberem o atendimento pedagógico especializado que é oferecido pelas professoras habilitadas para este fim, recebem todo o tratamento clínico necessário à superação ou minimização das dificuldades individuais específicas.

A diretriz pedagógica da escola é organizada pela pedagoga Ana Lúcia de Souza, contando com as seguintes modalidades de ensino:

Educação Infantil: para crianças de 00 a 05 anos e 11 meses

Ensino Fundamental para crianças e jovens de 06 a 14 anos

Educação de Jovens e Adultos para jovens a partir dos 14 anos

Ensino Profissionalizante Básico para jovens a partir dos 14 anos

4-SERVIÇO SOCIAL

O serviço de assistência social da APAE visa assegurar e viabilizar aos alunos e seus familiares, encaminhamento e orientações aos programas e projetos sociais, encaminhamento ao Beneficio de Prestação Continuada BPC, viabilizar palestras, agendamento de consultas em hospitais especializados, coordenar Clube de Mães, acompanhar as famílias e em especial que se encontram em situação vulnerável de vida, proporcionar acesso as demais políticas publicas, visando a dignidade e a inserção das pessoas com deficiência na sociedade, como cidadão de direito.

A assistente social desenvolve semanalmente um trabalho com grupos de pais. Este trabalho visa cooperar com a aceitação da problemática da deficiência através de palestras, vivências, dinâmicas diversas, do apoio mútuo entre as famílias, das trocas de experiências e quebra de isolamento social.

Nestas oficinas, a Psicologia, a Terapia Ocupacional e o Serviço Social atuam de forma conjunta com as famílias, privilegiando as atividades da vida diária, da vida prática e atividades ocupacionais.

A assistente social Rita Sueli de Oliveira Morais responde pelo Serviço Social da Apae de Raul Soares.

sexta-feira, 21 de março de 2008

Mensagem

Páscoa...

É ser capaz de mudar,
É partilhar a vida na esperança,

É lutar para vencer toda sorte de sofrimento.
É ajudar mais gente a ser gente,
É viver em constante libertação,
É crer na vida que vence a morte.
É dizer sim ao amor e à vida,
É investir na fraternidade,
É lutar por um mundo melhor,
É vivenciar a solidariedade.
É renascimento, é recomeço,
É uma nova chance para melhorarmos
as coisas que não gostamos em nós,
Para sermos mais felizes por conhecermos
a nós mesmos mais um pouquinho.
É vermos que hoje...
somos melhores do que fomos ontem.


A APAE de Raul Soares deseja a todos os amigos e amigas uma

Feliz Páscoa, cheia de paz, amor e muita saúde!

segunda-feira, 17 de março de 2008

Alunos da Professora Rosangela participam de Oficina na Cozinha Experimental

A cozinha experimental é um importante espaço/oficina da APAE. É um local reservado a descobertas significativas; através do prazer culinário, o saber mistura-se ao sabor do aprendizado. Os alunos aprendem todas as etapas da produção do alimento. Desde sua identificação e seleção de matéria prima, a higienização e corte, o preparo, o cozimento e, finalmente o cuidado com a qualidade dos pratos preparados.

Em nossa cozinha, o aluno prepara saladas de frutas, bolos, biscoitos, sanduíches, pizzas e sucos para aprender conceitos de químicos, lógico-matemáticos e de proporção.

Todas as atividades na cozinha experimental são realizadas com muita segurança e não oferecem aos alunos o acesso a objetos que podem apresentar perigo.

quinta-feira, 13 de março de 2008

Alunas da APAE participam da Abertura dos Jogos escolares Estudantis de Raul Soares

O grupo de Dança formado pelas alunas Josélia, Bruna, Andréia, Paloma, Graciely, Jaqueline, Lucilene e Raiane participaram da solenidade de abertura dos Jogos Estudantis de Raul Soares.

Esporte é vida e Saúde!

A possibilidade de unir a prática esportiva ao processo de inserção e integração social é um bom indício de que a sociedade está buscando superar as barreiras invisíveis que ela mesma colocou na história do seu desenvolvimento.

Esperamos assim oferecer através do Esporte, oportunidades para que o portador de necessidades especiais conheça a si mesmo, bem como, as suas capacidades e potencialidades, para que este se integre a sociedade e esta lhe dê o devido valor e respeito, para tal, as atividades físicas são consideradas necessidades básicas para a formação global de todos os indivíduos.

sexta-feira, 7 de março de 2008

APAE contrata Terapeuta Ocupacional

A APAE contratou uma TERAPEUTA OCUPACIONAL para fazer parte da Equipe da entidade.
A profissional, Beatriz Galvão, é de Belo Horizonte e já faz um trabalho na APAE de Rio Casca. Ela estará atendendo aos nossos alunos nas 2ªs. 3ªs e 4ªs feiras.O início das atividades está previsto para o dia 10 deste mês, segunda-feira.
Esperamos com essa contratação somar reforços ao nosso papel de educadores e transformadores da realidade da pessoa com deficiencia.

O que é um terapeuta ocupacional?

A Apae de Raul Soares tem uma terapeuta ocupacional em sua equipe, em plena atividade. Para muita gente, o Terapeuta Ocupacional é um profissional desconhecido. O que ele faz? Onde ele atua? Afinal, quais são suas atribuições?


O que faz um terapeuta ocupacional?

O terapeuta ocupacional é um profissional de nível superior, que reúne tecnologias orientadas para a emancipação e autonomia das pessoas. O instrumento terapêutico utilizado pelo terapeuta ocupacional é a atividade. Ele seleciona, analisa e adapta a atividade a cada indivíduo e situação segundo os aspectos motores, psíquicos, sensório-perceptivos, socioculturais, cognitivos e funcionais.

Em que áreas da saúde o T.O. atua?

O T.O. lida com aspectos físicos, mentais e sociais das pessoas em algum tipo de reabilitação. Por isso, temos T. O.s na neurologia, na reumatologia, na ortopedia e traumatologia, na psiquiatria e saúde mental, na geriatria e gerontologia, na área cardiorrespiratória, na pediatria, na deficiência mental, visual e auditiva, na oncologia e muitas outras áreas.


Como é, na prática, o trabalho do Terapeuta Ocupacional?

O T.O. faz tudo o que visa facilitar a vida e melhorar a sua qualidade, pela habilitação ou reabilitação dos pacientes. Para isso utiliza-se de jogos, exercícios, atividades manuais, atividades expressivas como música e teatro e atividades recreativas. Também atua em atividades profissionalizantes preparando para o trabalho. Ele faz adaptações e adequações no ambiente no qual o paciente vive ou trabalha. Há infinitas atividades dependendo da necessidade de cada um, uma vez que os atendimentos são, na sua maioria, individualizados.

Quem precisa de Terapia Ocupacional?

São encaminhados para a Terapia Ocupacional os pacientes com necessidade ou desejo de novos projetos de vida, inabilidades ou dificuldades práticas, limitações físicas, deficiências sensoriais, doenças degenerativas e debilitantes, doenças terminais, dependências químicas, tédio, estresse, angústia, depressão, doenças psicossomáticas, distúrbios afetivos, insatisfação ocupacional, afastamento do trabalho, longo período de internação, insatisfação com a rotina, situações de reclusão, carência, privações e restrições, insatisfação com a função desempenhada, dificuldades no processo de produção, dúvidas vocacionais e angústia pós-aposentadoria, dentre outros.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Palestra sobre Crise Convulsiva

Dia 29 de fevereiro último, foi realizada uma palestra na APAE sobre Crise Convulsiva. A palestra foi ministrada pelo sr. Cristiano Drumond Ribeiro, Enfermeiro-chefe do Hospital São Sebastião de Raul Soares e enfermeiro como funcionário da APAE, com o objetivo de capacitar os funcionários para eventuais situações onde os nossos alunos possam sofrer uma crise convulsiva.