sexta-feira, 27 de junho de 2008

ENCONTRO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

O que deve fazer uma escola para se tornar inclusiva? Em quais aspectos ela difere de uma escola regular? Qual o papel de alunos, professores e comunidade na inclusão de crianças com deficiência na escola? Perguntas como estas estiveram em pauta no Encontro de Educação Inclusiva, que foi realizado no dia 26/06, na APAE de Raul Soares.
O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação e contou com a presença de 32 profissionais, entre professores e pedagogos das escolas municipais e profissionais da APAE com o objetivo de promover uma discussão entre educadores sobre a inclusão das crianças com deficiência nas escolas regulares e a necessidade de aproximação e capacitação dos professores que tratam dessas crianças.
Nesse encontro, foram abordados vários temas, dentre eles, “o que é uma escola inclusiva”?”, “ aspectos legais” e “ o que é inclusão?”.
Encerramos o encontro com um saldo muito positivo, pois tivemos a oportunidade de refletir sobre a Educação Inclusiva, já que ela contribui para uma Educação democrática e também para a cidadania e reforçar que nosso trabalho é mostrar para a sociedade que a criança deve ser olhada a partir de suas potencialidades e não de suas limitações.

Nenhum comentário: