terça-feira, 3 de junho de 2008

APAE RECEBE A ESCOLA ESTADUAL ”DOM HELVÉCIO GOMES DE OLIVEIRA”

Partindo do pressuposto que uma escola de qualidade é um espaço educativo de construção de personalidades humanas autônomas, críticas, uma instituição em que todos os alunos aprendem a ser pessoas, e que o trabalho educativo deve estar voltado para o desenvolvimento integral dos indivíduos mediante a melhoria da compreensão do meio em que vive, a Escola Estadual “Dom Helvécio Gomes de Oliveira”, de Bicuíba, procurando ampliar os horizontes sociais/conhecimento de mundo para além da escola visitou hoje a APAE de Raul Soares.

Acompanhados pela Professora Maria Conceição Aparecida Alves Mayrink e pelo Diretor José Geraldo de Oliveira, 28 alunos do 2º Ano do Ensino Médio puderam observar na prática o que aprenderam em sala de aula.

Entre outras coisas puderam compreender que cada ser humano tem suas potencialidades e o seu tempo de aprendizagem. Perceberam também que a interação entre a pessoa portadora de deficiências especiais e o mundo deve ser compreendida a partir da realidade que ela vive e de seu modo próprio de ver e sentir e, principalmente, aprenderam a valorizar e a respeitar as diferenças.

Quando se fala em Educação, normalmente tem-se uma visão homogeneizada do trabalho das pessoas: todos aprendem de modo igual e no mesmo ritmo perdendo-se a noção do singular, quando a condição humana é plural.

Obrigada, Escola “Dom Helvécio Gomes de Oliveira”!

Obrigada, pela visita!

Talvez seja este o nosso maior desafio: fazer da escola um lugar em que cada um vai para aprender coisas úteis, para enfrentar e viver a vida como um ser livre, criativo e justo. Fazer da escola o local do encontro com o outro, que é sempre e necessariamente diferente.

Nenhum comentário: