sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Seminário de Educação Especial

Professores e Técnicos da APAE Raul Soares participaram neste dia 11/09 do Seminário de Educação Especial que aconteceu na cidade de Jequeri.
O Seminário foi  organizado pela S.R.E. de Ponte Nova e pelo Conselho do Vale do Piranga e veio discutir a missão das APAEs e o movimento de inclusão.
A Educação Especial é um processo educacional que assegura um conjunto de recursos e serviços educacionais especiais, organizados institucionalmente para apoiar, complementar, suplementar e, em alguns casos, substituir os serviços educacionais comuns, de modo a garantir a educação escolar de todos os alunos.(Decreto Federal 3.298/99)
Diante da inclusão, o desafio das escolas comum e especial é o de tornar claro o papel de cada uma, pois uma educação para todos, não nega nenhuma delas.
Se os compromissos educacionais dessas não são sobrepostos, nem substituíveis, cabe a escola especial complementar a escola comum, atuando sobre o saber particular que invariavelmente vai determinar e possibilitar a construção do saber universal
A LUTA DO MOVIMENTO APAEANO como deve ser a de outros movimentos, organizações e setores comprometidos com a defesa de direitos das pessoas com deficiência é PELA ESCOLA DE QUALIDADE e essa escola deve buscar, seja ela comum ou especial, investir em seus processos educativos, mobilizar recursos... 
PELO SUCESSO DE TODOS OS ALUNOS!!

Nenhum comentário: