sexta-feira, 26 de setembro de 2008

APAE PARTICIPA DA 8ª FEIRA DE HABILIDADES DO CESEC

O grupo de dança formado pelas alunas da APAE de Raul Soares participou da abertura da 8ª Feira de Habilidades do CESEC, que acontece nos dias 25 e 26 de setembro.
A Feira é um evento que apresenta à comunidade trabalhos realizados pelos alunos nas mais diferentes disciplinas, com apresentações musicais, exposição de artesanato e danças, buscando promover os valores existentes e revelar os artistas anônimos, em seus impulsos estéticos, pretensões e gostos.
A APAE parabeniza a Diretora Lúcia Miranda e toda equipe do CESEC pela beleza do evento e agradece pela parceria, que é fundamental no trabalho da inclusão social de nossos alunos.
A base do chamado paradigma de inclusão está na crença de que a diversidade é parte da natureza humana, a diferença não é um problema, mas uma riqueza. Uma sociedade democrática é uma sociedade para todos. Inclusão é, antes de tudo, uma questão de ética.
E quem ganha com a inclusão? Ganham todos. Ganham as pessoas com deficiência, que têm a oportunidade de usufruir de um recurso de sua comunidade, de vivenciar a riqueza do espaço escolar, de conviver com parceiros que lhes oferecem modelos de ação e aprendizado impensáveis em uma educação segregada.
Ganham também as outras pessoas, que aprendem a conviver com a diversidade, aprendem a respeitar e a conviver com a diferença. Serão, certamente, adultos muito melhores, muito mais flexíveis.
Ganham os educadores, que enriquecem sua formação e sua prática, pelo crescimento que o desafio de educar a todos lhes proporciona.
Ganham as famílias, que passam a ver seu filho como um cidadão que tem direito de partilhar dos recursos de sua comunidade.
Ganha, em última instância, a comunidade como um todo, que se torna um espaço mais democrático, que entende que todos os seus membros são igualmente dignos.

Na sociedade inclusiva não somos todos iguais, mas celebramos nossas diferenças!

Nenhum comentário: