quarta-feira, 2 de julho de 2008

Prevenindo doenças graves


Triagem Neonatal (Teste do Pezinho)

A realização de um simples exame nos primeiros dias de vida de uma criança pode mudar o seu futuro, e para melhor. Trata-se da triagem neonatal, conhecida popularmente como "Teste do Pezinho". O Teste do Pezinho é um exame rápido realizado a partir da análise laboratorial de algumas gotas de sangue retiradas do calcanhar do bebê. Esta análise possibilita o diagnóstico de doenças que, se não forem tratadas, levarão à deficiência intelectual e a graves prejuízos na qualidade de vida dos afetados.
A coleta deve ser realizada ainda na primeira semana de vida do bebê, preferencialmente quando este ainda está na maternidade e já foi amamentado. O sangue da criança é coletado em papel filtro especial depois de uma pequena punção em seu calcanhar. As amostras de sangue obtidas são secas e posteriormente enviadas ao laboratório para o processamento dos exames.
Uma duvida que surge é: Por que se tira sangue do pé? E a resposta é simples, por ser a região do pé bastante irrigada, ou seja, local onde circula muito sangue. Basta apenas uma picada para retirar o sangue necessário (quatro gotinhas). Além disso, o pé também é uma região bastante carnuda, portanto a picada dói menos.
Lembre-se: Todo bebê merece esse cuidado. Se você se preocupa com o futuro de seu filho, faça o teste do pezinho logo após o seu nascimento.

Teste do Pezinho, um Direito de Todas as Crianças!

Nenhum comentário: